27 março, 2007

PARABÉNS, RENATO!!





27 de março, data em que Renato Manfredini Jr. (Russo) faria 47 anos de idade. Nascido No Rio de Janeiro, em uma família de classe média, foi professor de inglês, tendo aprendido o idioma quando morou em Nova Iorque dos 7 aos 10 anos. Aos 13, mudou-se para Brasília. Dos quinze aos dezessete, conviveu com uma rara doença óssea, a epifisiólise, que o manteve preso à cama e à cadeira de rodas. Nessa época, lia bastante e ouvia muita música, sonhando em montar uma banda quando estivesse recuperado. Foi em 78 que, levado pelo movimento punk em Brasília, formou sua primeira banda (banda real, pois havia a 42° street band), o Aborto Elétrico.

Brasília descobria, ali, um gênio da música.

Alguns poucos anos se passaram e o Aborto Elétrico foi desfeito, restando a persona 'Trovador Solitário', que se apresentava nos bares da capital nacional com um banquinho e violão. Nasceram grandes sucessos, como Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica, Boomerang Blues (gravada depois pelo Barão vermelho).

Pouco tempo depois surgia a (no feminino, como Renato sempre frisava 'não é O Legião, é A Legião, sacou?') Legião Urbana, tendo como formação inicial Renato, Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Paulista. Um ano depois, Paraná e Paulista deixavam a banda e entrava Dado Villa-Lobos enquanto que Renato Rocha só entraria na banda em 84.

Renato, o menino calado, inteligente, sensível, conquistou multidões com versos como 'Eu sei - é tudo sem sentido. Quero ter alguém com quem conversar; alguém que depois não use o que eu disse contra mim.' ou 'Somos o futuro da nação: Geração Coca-Cola.'. Sem esquecer o inesquecível 'É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar, pra pensar na verdade não há.'

Em 1996, Renato conseguiu o que queria: a morte. Cansado de lutar contra coisas que ele tinha consciência, eram mais fortes que tudo, desistiu de viver. Escolheu morrer sozinho em seu apartamento no RJ, numa triste manhã de outubro. As causas da sua morte foram diagnosticadas como septicemia, broncopneumopatia e infecção urinária, decorrentes da baixa imunidade causada pelo vírus HIV. Na ocasião da sua morte, Renato Russo pesava poucos 45 quilos...

Hoje Renato completaria 47 anos de idade! Uma salva de palmas e todas as homanagens a este que, sem dúvidas, ficará guardado nas nossas lembranças para todo o sempre.

Os anjos

Hoje não dá

Não sei mais o que dizer

E nem o que pensar

Hoje não dá

A maldade humana agora não tem nome

Hoje não dá

Pegue duas medidas de estupidez

Junte trinta e quatro partes de mentira

Coloque tudo numa forma

Untada previamente

Com promessas não cumpridas

Adicione a seguir o ódio e a inveja

As dez colheres cheias de burrice

Mexa tudo e misture bem

E não se esqueça: antes de levar ao forno

Temperar com essência de espírito de porco,

Duas xícaras de indiferença

E um tablete e meio de preguiça

Hoje não dá

Está um dia tão bonito lá fora;

E eu quero brincar

Mas hoje não dá

Hoje não dá

Vou consertar a minha asa quebrada

E descansar

Gostaria de não saber destes crimes atrozes

É todo dia agora e o que vamos fazer?

Quero voar p'ra bem longe mas hoje não dá

Não sei o que pensar e nem o que dizer

Só nos sobrou do amor

A falta que ficou.

0 pensamentos.:

Postar um comentário